MMIAH - projeto

Recuperação e valorização do património marítimo, militar e industrial do litoral do Espaço Atlântico

Descrição do projeto

Uma das principais características do Espaço Atlântico é a sua dimensão marítima, que confere a este território uma forte identidade cultural. A proximidade com o mar conferiu um padrão de desenvolvimento comum, tanto económico como urbano nas cidades costeiras, estreitamente relacionadas com o mar e a indústria marítima, bem como as áreas militares, pela posição geoestratégica de muitas dessas cidades.

A crise da atividade industrial ligada ao mar e a redução da presença militar levaram à degradação de muitas dessas instalações, que caíram em desuso e o seu meio ambiente tem gerado uma degradação da paisagem urbana, do meio ambiente e do património.

O projeto MMIAH compromete-se com a melhoria da costa urbana do Espaço Atlântico através da recuperação de patrimónios em desuso, nomeadamente os de carácter militar, marítimo e industrial das cidades costeiras, facilitando o seu uso e gerar atividades de valor acrescentado em torno desses patrimónios, com o propósito de promover o turismo cultural como um fator de sustentabilidade económico.

Os objetivos específicos deste projeto são:

– Recuperar a memória histórica das cidades atlânticas, o seu crescimento e a sua evolução ligados ao seu património marítimo, industrial e militar;

– Recuperar esses espaços patrimoniais em estado de abandono para uso público;

– Estabelecer um modelo conjunto de gestão e planeamento sustentável dos usos do património mencionado, alargando-o a outras cidades do Espaço Atlântico.

– Incentivar a participação da sociedade civil na “apropriação” de novos usos do património marítimo, militar e industrial;

– Desenvolver o turismo cultural, através da recriação histórica, promoção da identidade atlântica em torno destes patrimónios abandonados na orla costeira;

– Facilitar a sustentabilidade económica desses espaços, estabelecendo-os como essenciais para a oferta cultural e turística das cidades.